segunda-feira, 28 de março de 2011

ARTIFÍCIOS CONTRA A POPULAÇÃO .

A Constituição Federal de 1988 incorporou a livre iniciativa na atividade econômica e financeira em nosso País. Também está prevista a concorrência perfeita , possibilitando que os demandantes ( compradores ) tenham diversas opções , pois não existem impedimentos , barreiras , acordos ou restrições à entrada ou saída de outras empresas no mercado. Quanto a isso , somos inteiramente favoráveis , já que a população será beneficiada. O Estado exerce as funções de fiscalização , incentivo e planejamento , sendo esse determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. Além de o Estado se fazer presente em muitas das atividades econômicas , deve atuar de maneira a coibir possíveis abusos como monopólios , oligopólios , cartéis , trustes e holdings que prejudicam os consumidores e possíbilitam o enriquecimento rápido.


Na Saúde e na Educação, por exemplo , a presença do Estado é obrigatória , pois as pessoas menos favorecidas economicamente não poderiam ter acesso a esses serviços se apenas o setor privado atuasse. Existem ,entretanto , interesses políticos e financeiros que impelem alguns governantes a promover privatizações prejudiciais ao interesse público. A alegação é velha e sem consistência, pois se baseia no mau funcionamento do serviço , quando é público. Sabemos que a qualidade do mesmo está ligada a uma boa gestão e ao combate à corrupção e aos desvios de conduta , além do fornecimento aos servidores das adequadas condições salariais e de trabalho.

Para contar com o apoio da Sociedade , esses governantes lançam mão de diversos expedientes até desmoralizar o serviço público , com a conivência da Mídia que , em lugar de exigir do governante atuação digna e responsável, cobra dos humildes servidores a prestação do serviço , como se apenas a eles coubesse a solução dos problemas enfrentados. Aí , as pessoas acabam acreditando que o Estado é incapaz de gerir e aceitam e até defendem as privatizações , convictos de que só a iniciativa privada tem competência para prestar o aquele serviço básico.

Assim foi com a light , com os trens (SUPERVIA) e com o Banerj. E os serviços não melhoraram. Agora , querem fazer o mesmo com a Saúde e com a Educação.Quem se utiliza de planos de saúde sabe o quanto é doloroso aguardar o atendimento de uma ambulância. Muitos médicos não aceitam cetos planos de saúde.Se eles fossem tão bons como se pensa , não teríamos essas rejeições.O serviço é privado e nem por isso é bom. As concessões das linhas de ônibus fortalecem nossa teoria.Os constantes apagões pelos bairros da Cidade mostram que a light vai mal. Não basta ser privado. Há que se fiscalizar. E os serviços públicos podem ser bons , desde que haja vontade política para tal .

Em decisão absurda , o Governo Estadual autorizou a Empresa de barcas que atua entre Rio e Niterói a não transportar passageiros entre 0 e 6 horas, sob a alegação de que dá prejuízo. Ao mesmo tempo lhe deu isenção de ICMS para que ela se recupere financeiramente. Imagine se os ônibus e os trens tiverem o mesmo tratamento ? Ninguém poderá se deslocar na Cidade nesse horário. De que adianta privatizar se , quando em dificuldades de gestão financeira , essas empresas recorrem ao Estado que as socorre à custa de nosso dinheiro ? Para a população , em muitas atividades , é interessante que exista concorrência entre muitas empresas privadas e que o setor público também esteja participando .



quinta-feira, 24 de março de 2011

NÃO DÁ PRA NÃO FALAR !

Blogueiro que critica políticos sofre atentado.


O advogado Ricardo Gama levou três tiros e está em estado grave. A Polícia investiga relação entre o crime e textos da vítima na Internet. Ricardo , segundo reportagem do Jornal O Globo, é crítico contundente , atacando tanto políticos quanto traficantes de drogas num blog que mantém na Internet. "Entre seus pincipais alvos na política estão o Governador Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes",diz o Jornal. Foi ele que , nas eleições de 2010 , divulgou o vídeo do adolescente Leandro, em que Cabral aparecia chamando o jovem de "otário", durante inauguração de obras do PAC em Manguinhos, em 2009. Se a moda pegar, será mais uma maneira de calar a Oposição.È um caso para ser apurado a fundo e divulgado aplamente.

O Avanço da dengue - Faça o que eu digo , mas não faça o que eu faço!.

O Estado do Rio já registra 26.258 vítimas de dengue. Em apenas uma semana, nosso Estado registrou um aumento de 30 % no número de casos da doença.. Se levarmos em conta que há subnotificações, o número de doentes é muito maior. O pior é que as pessoas procuram atendimento médico nas UPPAs e , ou ficam horas e horas esperando ou simplesmente voltam para casa sem diagnóstico certo ou ainda ,o que é pior , sem nenhum atendimento. Em 2007, vimos uma apresentação circense do então Ministro Temporão, montando "hospitais de campanha",com tendinhas pela Quinta da Boa Vista, pelo campo de Santana e outros lugares para combater e prevenir a dengue. No ano passado , houve o escândalo na TOESA a respeito da manutenção das viaturas que controlariam a dengue. Quais foram as medidas preventivas adotadas depois disso tudo? Se ocorreram , foram ineficazes. A resposta está aí. E como pedir para a população acabar com criadouros , se nos próprios municipais e estaduais, há muitos desses criadouros como carcaças de automóveis em depósitos e outros? O Jornal Extra de hoje , tem como manchete "PREFEITURA TEM PISCINÃO DE DENGUE NA ZONA OESTE". Faça o que eu digo , mas não faça o que eu faço ! Como diria Casoy :" ISSO é uma VERGONHA ! "

Covardia em Niterói com os pobres desabrigados do BUMBA

Depois da catástrofe com muitas mortes e perda de bens e de residências dos sobreviventes que moravam no Morro Bumba , em virtude das chuvas torrenciais e das avalanches , as pessoas não recebem há três meses o aluguel social ( que já não dá para nada ). É muita desgraça junta . Revoltados, promoveram um protesto em Niterói. A resposta do Poder Público foi mandar a Polícia Militar reprimir a ação pacífica dos desafortunados , como se eles fossem bandidos. Houve exagero de muitos PMs a ponto de vermos a ação de se colocar Spray de pimenta diretamente nos olhos de um cidadão, a menos de 3 centímetros de distância .Quer dizer: não pagam o que devem e ainda batem nos já tão sofridos desabrigados. Enquanto isso , o STF liberava os verdadeiros bandidos que seriam atingidos pela Lei Ficha Limpa. Aqui , só pobre é punido , ainda que esteja no exercício de seu direito de reivindicar melhores condições de vida. ONDE ESTÁ A DEMOCRACIA QUE SÓ OBAMA VIU ?

Mais um Golpe na Política Brasileira

A decisão do STF , através do voto do ministro Luiz Fux , recém nomeado por Dilma , adiando os efeitos da Lei Ficha Limpa, de iniciativa popular , para 2012 está em total desacordo com o apelo da Sociedade Brasileira. Entretanto , não há muito de surpresa nisso. Enquanto houver essa promíscua relação do Executivo com o Judiciário, ou seja, enquanto os Ministros forem nomeados por Governadores ou pelo Presidente da República, a isenção fica comprometida e , via de consequência, o Judiciário não tem a independência que deveria ter. Sabe-se que um Juiz não deve estar unicamente preso à letra fria da Lei. Isso é positivismo já superado. Se a vontade popular clama por uma decisão aplicam-se os Princípios do Direito ,usando-se o bom senso deve prevalecer. O STF , mais uma vez , se tornou antipático na avaliação dos cidadãos deste País.

A Escravidão em obras do PAC

Após rebelião em Jirau e conflitos em outras obras, há indícios fortes de que os trabalhadores ( escravos ? ) são tratados de forma truculenta por encarregados ( capatazes ? ) e de que recebe benefícios , como vale-alimentação e pagamento de hora-extra , menores que os de terceirizados. Houve quebra-quebra , incêndios provocados e destruição de alojamentos e instalações precários e mal acomodados. Isso vem ocorrendo nas obras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio , em Rondônia , na Refinaria de Abreu e Lima , em Pernambuco , na termelétrica de Pecém ( Ceará ) e no porto de Suape ( Pernambuco ) e em outras pelo País.Os trabalhadores (escravos ?) estão desprotegidos.


www.celiolupparelli.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

OBAMA DEBOCHOU DE NÓS OU MENTIU ?

O Presidente dos Estados Unidos disse, ontem, no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro , que " O Brasil é um exemplo de democracia" , arrancando aplusos de uma plateia selecionada para esse fim. E aduziu: "O Brasil é um país que mostra que a democracia traz tanto liberdade como oportunidades para o povo". Será que Obama debochou de nós ou não tem informações ( o que não cremos) a respeito do que acontece por aqui ? Onde está a igualdade de oportunidades a que ele se referiu ? Será que , ao passar pela Cidade de Deus maqueada para a sua visita e ocupada por militares por todos os cantos , ele deduziu que todas as favelas estão como a que lhe foi apresentada ?


Um país que se diz dmocrático e onde não há distribuição de chances e de riquezas é um estelionatário no quesito político-administrativo, como é o caso do Brasil. A verdadeira democracia prima pela efetividade das regras de convivência social , de distribuição de riquezas e na prestação de serviços, sem que haja privilegiados diante do sistema, para que os mesmos serviços e as mesmas oportunidades conferidas ao cidadão urbano sejam ofertadas aos cidadãos do interior, do campo , tais como vida digna , saúde ,segurança , educação , trabalho , assistência e previdência social. A igualdade de participação , especialmente , na geração, na produção e na distribuição da riqueza é um dos princípios fundamentais da verdadeira democracia.

Será que Obama acha que há igualdade entre os que vivem nas diferentes regiões do nosso país ? Será que os habitantes do Nordeste têm as mesmas oportunidades que os do Sul e do Sudeste ? Será que apenas pelo fato de ter direito de votar o cidadão está contemplado com uma democracia ? Será que o fato de não haver movimentos fortes e atuantes de oposição no Brasil, vivemos numa democracia ? Ou será que estamos anestesiados por uma enorme gama de informações tendenciosas que sufocam qualquer tentativa de crescimento oposicionista ? Não será uma ignorância ou um desalento com as alternativas políticas?

A democracia foi inventada em Atenas , mas , já no seu berço ,mostrava distorções, visto que só eram eleitos os membros da oligarquia dominante. A ideia de democracia é a de um processo evolutivo. Vem no mesmo diapasão da proibição da escravatura , do colonialismo , do preconceito à mulher , ao negro e ao homossexual. Não é uma opção...é uma conquista. E como tal, vem com o tempo. As profundas desigualdades existentes no Brasil comprovam que a democracia por aqui está engatinhando. Mas ainda a conquistaremos. A fala de Obama sobre democracia agradou a uma clã , aos beneficiários do Poder , às macacas de auditório, mas não refletem a nossa realidade.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

A Campanha da Fraternidade de 2011 trata da questão ecológica com foco sobretudo no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura de preocupação que está se expandindo , cada vez mais , em todo o Mundo , de respeito pelo Meio Ambiente.


Pelo exposto nas primeiras páginas da Bíblia , a alegria de Deus crescia a cada etapa que terminava, durante os cinco dias em que trabalhou para criar o Planeta Terra. No sexto dia, quando completou sua obra-prima - o homem e a mulher - sua felicidade chegou ao auge. Deus viu que tudo quanto havia feito era muito bom. Infelizmente, esse encanto não durou muito. O pecado não tardou a aparecer e a contaminar tudo quanto existia. Começando por Adão e Eva e passando por Caim e Abel, foi semeando morte e destruição em toda parte. Ao perceber os caminhos tortuosos percorridos pela Humanidade, o Criador se sentiu frustrado e abatido. Deus viu que a maldade do homem crescia na Terra e que todo projeto do coração humano era voltado para o mal.

O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Eden , para que o guardasse e o cultivasse. Após romper a comunhão com Deus, o homem passou a agredir seus semelhantes e a natureza. Ela passou a ser vista não como um presente de Deus para amar e cuidar, a fim de ajudá-la a realizar a tarefa de alimentar e sustentar a Humanidade até o fim dos tempos , mas como um bem que se pode desfrutar, alienar e destruir do jeito que se quer.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente na Igreja do Brasil, no período da Quaresma , desde 1964. Em 2011 , ela traz a " Fraternidade da Vida no Planeta" e o lema " A Criação geme em dores de parto" que tem como essência provocar uma reflexão sobre as consequências do aquecimento global , as mudanças climáticas e os resultados desastrosos causados por esses fenômenos para a vida no Planeta. O Meio Ambiente é motivo de grande preocupação para a Sociedade em geral e esta mobilização social se faz importante , independentemente de opção religiosa , ideológica ou política, tendo em vista que boa parte da Sociedade não tem uma educação ambiental suficiente que desperte a consciência ecológica para a preservação.

O objetivo é discutir com a Sociedade a saúde do Planeta e , por consequência , a saúde e a sobrevivência das espécies. O sistema produtivo , o desmatamento e as queimadas , a monocultura ostensiva , o excesso de lixo , o excesso de veículos , a alteração dos cursos de rios , a descabida ocupação das encostas , o derramamento de petróleo e de outros produtos tóxicos nos ambientes aquáticos contaminando o fitoplancton provocam diversas reações da Natureza. Muitos dos acidentes que temos visto nos últimos anos poderiam não ocorrer ou serem reduzidos se menores fossem as agressões do Homem sobre a sua fonte de vida que é a Natureza.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Hipocrisia na questão bebidas alcoólicas.

Há alguns anos, a publicidade sobre cigarros foi proibida em TV e emissoras de rádio. Antes dessa medida estabelecida em Lei, convivíamos com a ambiguidade de informações, pois,de um lado estavam os que anunciavam, aos quatro cantos, os malefícios do fumo, como câncer, enfisema e, do lado oposto, os encantadores anúncios televisivos que associavam marca de cigarro ao esporte , à masculinidade (quando o alvo era o homem) e à delicadeza e ao charme feminino (quando o alvo era a mulher). As imagens eram envolventes e de altíssima qualidade. Era difícil não se sucumbir à tentação de usar um cigarro daqueles para se enquadrar em um dos modelos lincados à marca em questão. O abuso na promoção dos cigarros foi abolido e,nos dias de hoje, quem quer continuar fumando, pelo menos, não pode alegar que está sendo incitado ao vício. Há uma manifestação de vontade sem a frenética indução midiática.


Agora, temos problema análogo em relação ao consumo de álcool.Vivemos um paradoxo louco. As propagandas tentam provocar nas pessoas a vontade de consumir cerveja. Elas associam o consumo da bebida ao sucesso na vida, condicionando a alegria, o sucesso pessoal, a felicidade, os momentos de lazer, a vitória do seu time de coração ou da seleção nacional e, mais perversamente, a obentão de amizades à ingestão da marca da bebida fermentada popular.Trata-se de uma estratégia de envolvimento pelo prazer de viver, como se o álcool tivesse o poder de erradicar da vida de uma pessoa todos os seus infortúnios. Ao final da bem sucedida provocação dotada de recursos de "marketing" muito insidiosos, aparece uma voz chata, curta e rápida informando, de forma desinteressada e pouco convincente : "BEBA COM MODERAÇÃO". Poderíamos qualificar essa frase como o "AUGE DA HIPOCRISIA NA PROPAGANDA". Ela de nada vale, quando precedida por todos os recursos antagônicos que a precederam.

Há, portanto, um paradoxo entre o que é permitido em termos de estimular o consumo de álcool e o que preconiza a Lei Seca. NÃO SOMOS CONTRA A LEI SECA ! Afirmamos isso, antes que alguém nos interprete mal. Mas que há um padadoxo, há. Imagine uma pessoa que trabalhe no Centro da Cidade, em um escritório, e que na sexta-feira, ao final do expediente é "convocada" pelos colegas de trabalho para tomar um Chope em um bar próximo ao escritório.Como ela deve reagir ? Ela chegou às 8 horas da manhã em seu automóvel. Alguém dirá que ela tem alternativas de chamar algum amigo ou parente para levar seu carro para casa ou deixar o carro no estacionamento e pegar um taxi.Será que ela ficará sem o seu o automóvel no fim de semana? O fato é que há toda uma propaganda geradora de um clima que estabelece nas cabeças das pessoas que o chope é símbolo de amizade e quem o recusa ,em qualquer circunstância ,é um deprimido, ou um elitista ou um antipático. Essa é a verdade atual. Por que não se proibe a propaganda de bebida alcoólica nos moldes de hoje ? Os lucros das Cervejarias e do Governo cairão? Danem-se as cervejarias e o governo...Quem aprecia, continuará bebendo cerveja e chope, como ocorreu com o cigarro, mas teremos menos hipocrisia que é ganhar de um lado e punir do outro com prisão ou multa.

A atmosfera criada por essas propagandas atinge, mais facilmente, jovens , principalmente , os universitários.Vejam os bares ao lado das universidades...No Carnaval, quando, simbolicamente o prefeito entrega a chave da Cidade ao rei Momo, o rolo compressor aumenta. Fique diante da TV, em sua casa, e veja o volume de propaganda de cerveja nessa época. Como resistir a essa tentação? Sabemos que a bebida em pauta é diurética. Nos blocos superlotados de pessoas que ingerem cerveja ou chope incessantemente, quantos banheiros químicos serão suficientes para evitar o "xixi" nas ruas? Criar lei para instituir multas objetivando coibir o xixi na rua é ridículo. Há de se encontrar outras soluções que não sejam apenas punitivas e para arrecadar.Não aprovamos o xixi na rua, mas daí a prender por isso, em um país de corruptos impunes...A contradição está exatamente aí : estimula-se a bebida de um lado e pune-se do outro. Um dos maiores patrocinadores do Carnaval é Cervejaria. Que engraçado , não é ?..

sexta-feira, 4 de março de 2011

Milícias controlam Carnaval de Bairro no Rio de Janeiro

O Jornal Extra do dia 4 de março de 2011, na página 10, publicou matéria que passamos a reproduzir e , depois ,faremos alguns comentários a respeito.


"Uma mílicia chefiada por um sargento da PM estaria cobrando taxa de 400 reais, em Bento Ribeiro, para permitir a instalação de barracas num trecho de 800 metros da Rua Carolina Machado.O local fica próximo à estação ferroviária do bairro"

"Moradores da localidade afirmam que os milicianos fazem a cobrança em nome da subprefeitura da Zona Norte. Procurado, o subprefeito negou participação , disse que a cobrança é ilegal e orientou os moradores a denunciarem o grupo à polícia".

"Moradores ouvidos pela reportagem argumentam que alguns dos PMs envolvidos na milícia atuam no Nono BPM (Rocha Miranda) ,unidade responsável pelo patrulhamento da Região.Por isso, eles temem recorrer ao batalhão para denunciar o grupo, que teria à frente um sargento citado no relatório da CPI das Milícias.O PM chegou a responder um inquérito policial militar (IPM), que acabou arquivado por falta de provas".O título da matéria é: "Milícia cobra taxa de barraqueiros".O subtítulo é: "Quadrilha atua em Bento Ribeiro".

O que nos espanta é a informação do Jornal de que a Subprefeitura teria orientado "as galinhas a procurarem a raposa". É sabido pelas ideias de muitos filósofos dos séculos passados que os homens abdicaram de suas iniciativas individuais e passaram a viver em Sociedade e criaram o Estado para lhes dar a garantia da sobrevivência.A luta de todos contra todos que caracterizava a Justiça Individual foi substituida pela função policial do Estado de proteger a todos indistintamente, usando seu poder de coerção para prevenir, compor e resolver conflitos.O Contrato Social ,defendido ,entre outros,por Rousseau, preconiza que o Estado se totaliza na vontade geral, manifestada por uma maioria significativa de cidadãos e a Sociedade entrega aos seus representantes os poderes para atuar em seu nome.

Se os representantes do Estado se omitem e transferem para os cidadãos o risco, reconhecidamente instalado nessas áreas dominadas pelo tráfico ou por milicianos que estabelecem normas próprias e fora da Lei constituida,cada cidadão passa a não ver mais o Estado com seriedade e com as finalidades básicas que fundamentaram a sua criação.A se confirmar essas denúncias e esses posicionamentos lidos na reportagem, temos que discutir,novamente,qual e o papel do Estado entre nós. Se acontece isso em Bento Ribeiro, muito provavelmente ocorre em outras áreas da Cidade com o beneplácito e a cumplicidade das autoridades constituidas, visto que Bento Ribeiro não é o único bairro "contemplado" com milícias.E está havendo Carnaval com barraquinhas por toda a Cidade.

Educação virou coisa de palhaço !

Há uma perplexidade da população em relação ao fato de o deputado Tiririca ser integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados, já que, para tomar posse como parlamentar, ele teve que comprovar que era alfabetizado. Como deputado mais votado do País, o "palhaço" se considera "ungido" para integrar qualquer Comissão naquela Casa de Leis. Se levarmos em conta que ,no Brasil, o tema EDUCAÇÃO sempre fez parte dos discursos de candidatos ao Executivo e ao Legislativo, mas nunca foi agenda dos eleitos nem conta com a pressão necessária da Sociedade para ter o tratamento que se espera em um País que se diz em desenvolvimento,não nos parece absurdo. A maioria que por lá passou, ao longo dos anos, fez da Educação " coisa de palhaço" .Agora, pelo menos ,é um palhaço de verdade.


É um paradoxo que atinge a população como um tiro certeiro e mortal . Essa escolha, deixando de lado o fato de o Sr Tiririca ser de alfabetização discutível, soa como um deboche para todos nós.É como se fosse dado um troco a quem o elegeu."SE VOCÊS QUEREM BRINCAR, TOMA LÁ O TROCO ! ".Não há nenhum preconeito em nossa análise.O espaço ocupado por Tiririca em um País cuja Educação foi avaliada pelos institutos de pesquisa nacionais e internacionais e colocada como uma das piores do Mundo,merecia um tratamento mais sério. A grande e hilariante desculpa foi a de que o Sr Tiririca ,sendo palhaço, defenderá a Cultura e , à reboque,a Educação.

Cabe aqui uma reflexão ! Se a população de São Paulo deu mais de um milhão de votos ao Sr Tiririca por protesto, o tiro saiu pela culatra.Se foi pela sua popularidade, pior ainda. Já em 1959 , diante da corrupção na Câmara Municipal de São Paulo, o eleitorado paulistano fez da rinoceronte "CACARECO" (era uma fêmea) o "candidato" mais votado em uma eleição para vereador.Cacareco estava nas notícias, pois saiu do Rio de Janeiro, emprestado por 6 meses, para abrilhantar a inauguração do Zoológico paulistano.O jornalista Itaboraí Martins brincou com isso, lançando a candidatura de Cacareco ao cargo de vereador.A ideia vingou.O protesto teve o mesmo efeito do voto nulo.Foram cerca de 100 mil votos.Naquela época, o voto era em papel e se escrevia o nome do candidato em cédulas que foram produzidas pelos que protestavam.

Em 2002, o Enéas Carneiro, com 33 segundos no horário eleitoral e usando o bordão "Meu nome é Eneas" conquistou 1.573.112 votos,consagrando-se o Deputado mais votado do Brasil.Foi também um protesto paulista, embora o Dr Eneas fosse um intelectual. Mas, com ele, foram eleitos cinco candidatos, entre os quais,quatro com menos de 700 votos.Todos tiveram uma atuação deplorável em seus mandatos. Agora, com Tiririca, foi pela legenda, eleito o Sr Waldemar Costa Neto do Mensalão, e mais e dois mensaleiros menos conhecidos. Excluindo-se o caso do Cacareco que,por razões óbvias, não tomou posse, esses protestos viram palhaçada contra os que pensam estar protestando sem avaliar as consequências nefastas dos seus atos.Aí, dá nisso: UM PALHAÇO NA EDUCAÇÃO ! E toda a cletividade sofre.

Tão danoso quanto isso é vermos "RURALISTAS" dominando a Comissão de Meio Ambiente, como o latifundiário Blairo Maggi (PR-MT), considerado o maior produtor individual de soja do Mundo e , na Comissão de Reforma Política, termos nomes como MALUF (PP-SP) , que está na lista de procurados no site da Interpol e foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa ; Waldemar Costa Neto (PR-SP),mensaleiro ; Eduardo Azeredo (PSDB-MG), réu no chamado mensalão mineiro ; José Guimarães (PT-CE), que teve um assessor preso em flagrante com 100 mil dólares na cueca e Almeida Lima, da tropa de choque de Renan Calheiros. É isso : Brasil, um País de TOLOS !

quarta-feira, 2 de março de 2011

Esmola para o pessoal da Educação não resolve !

A institucionalização do clientelismo tem como motivo e terreno fértil a presença da miséria.A institucionalização de gratificações do tipo bônus, vale-trasnsporte , vale- refeição e outros benefícios é um sinal inequívoco da desqualificação profissional de uma categoria, porque,se houvesse a sua valorização, com um efetivo plano de carreira e salário digno, essas "esmolas" não teriam razão de existir.


É evidente que essas "doações" parecem muito simpáticas , mas estão escamoteando outras intenções. São artifícios para agradar ao servidor, sem que ele tenha a garantia dessas vantagens no futuro. Em lugar dos vale-isso, vale-aquilo, por que não aumentar o valor do salário ? Se há dinheiro para esses bônus, por que não há aumento do valor a ser recebido pelo servidor em decorrência de suas atividades sem que se caracterize uma generosa doação do Chefe do Executivo?

A Secretaria Estadual de Educação resolveu que os professores e servidores públicos da rede estadual de ensino receberão o auxílio-transporte equivalente a passagens semanais. Depositado em conta bancária, o valor do auxílio varia de acordo com a carga horária do funcionário, ou seja, um docente com matrícula de 16 horas semanais, e que esteja em regência de turma, receberá três passagens por semana, totalizando cerca de 30 reais por mês.Os professores com carga horária de 22 ou 40 horas semanais ; os que têm duas matrículas ; e os que atuam em regime de gratificação por lotação prioritária - a hora extra dos docentes - ganharão cinco passagens por semana ou seja , em torno de 50 reais mensais.

O Estado está virando um grande Centro Social como aqueles que alguns vereadores e deputados têm para garantir os currais eleitorais. Fazem o "Bem ( ? )" com o dinheiro público , geralmente através de ONGs, não prestam conta como deveriam e amealham votos. As pessoas comuns são gratas a esses clientelistas, uma vez que o Estado não as protege, oferecendo-lhes Saúde e outros serviços explorados por esses parlamentares donos de currais eleitorais. Mas esse mesmo Estado devedor de atenção social aos cidadaõs é muito eficiente e plenamente eficaz na cobrança de impostos (sem dar o devido retorno em forma de serviços). Agora , o Governo quer ampliar essa prática da dependência das pessoas aos servidores...Não deve ser assim ! Os salários devem ser dignos para que as pessoas só estejam presas e gratas ao seu próprio dever e não às benesses ou favorecimentos ilusórios que, na verdade,são artifícios enganosos , já que não dão nenhuma garantia de permanência no futuro.