sexta-feira, 15 de novembro de 2013

QUERO UM PREFEITO PERFEITO, MAS...

Eu queria que o prefeito de nossa Cidade fosse alguém que cuidasse da Educação Pública; que fosse preocupado com as condições físicas dos prédios escolares, com os equipamentos , com o material didático e com as discussões pedagógicas das unidades de ensino; com os professores, dando-lhes um plano de cargos e salários justo; com as merendeiras, com os porteiros, com os serventes, com os inspetores de alunos e com os demais profissionais nelas inserido. Que tornasse a Escola Pública a base da Cidadania e da Vida , ao lado da Família e da Igreja. Eu queria uma Escola inclusiva, dos alunos, dos professores e da Comunidade Escolar, com Conselho Escolar e com Grêmio Estudantil atuantes e decisivos, sob o comando livre das direções das escolas para debater com os diversos segmentos as estratégias. Não queria uma escola pública a serviço dos interesses da especulação dos interesses privados, como os da Rede Globo.

Eu queria que o prefeito que fosse alguém sensível com o fato de que a maioria da população não pode pagar um PLANO DE SAÚDE nem custear um tratamento em clínicas ou hospitais particulares, onde os ricos e seus familiares se tratam e se recuperam das moléstias rapidamente. Eu queria um prefeito que colocasse nas unidades de saúde pública os médicos necessários e em número suficiente, os enfermeiros, os dentistas, as macas, o algodão,o  éter, os leitos, as macas, os medicamentos e outros insumos como os aparelhos para diagnosticar e tratar todas as pessoas de todas as idades com isonomia, crianças, jovens. adultos e idosos. E que olhasse, de forma humana, as condições salariais e de trabalho desses profissionais.

Eu queria um prefeito que pensasse em tratar do saneamento básico, colocando rede de esgoto, águas pluviais independentes da rede de esgoto, abastecimento de água potável e combate preventivo de doenças transmitidas por insetos como moscas e baratas entre as prioridades de seu governo e que as cumprisse.

Eu queria que o prefeito cuidasse do trânsito e dos meios de transporte, reduzindo o sofrimento das pessoas que se deslocam pela Cidade, seja para trabalhar, para estudar ou para o lazer. Não é justo que as pessoas sofram tanto nos ônibus, nos trens, no metrô e nas barcas, porque as autoridades não punem os megaempresários desses setores que infringem contratos como concessionários de serviços públicos, abusando da paciência e da  impotência dos usuários, contando com a conivência estranha das autoridades.

Que essa relação promíscua e desavergonhada entre o poder Público e os empresários desse setor tenha um fim, em razão do interesse público, da moral e da legalidade.

Eu queria que o prefeito cuidasse do Meio ambiente, até porque, na Rio-92 e na Rio+20, o Brasil se comprometeu em preservar as condições ecológicas. Que o Rio não permitisse e nem fosse protagonista de tanto desmatamento para beneficiar a especulação imobiliária; que se detivesse em programas de despoluição de nossos rios, de nossas lagoas e de outros ecossistemas cariocas.

Eu queria um prefeito que atendesse aos apelos das vocações culturais e esportivas da nossa população, aproveitando, dinamizando e priorizando equipamentos públicos existentes como as lonas culturais, os centros culturais, as vilas olímpicas, os teatros, o Sambódromo e a Cidade da Música. E que não mentisse interditando o Engenhão para beneficiar o Consórcio maracanã. Só não vê isso quem não quer.

As artes e os esportes não devem ser usados como estratégias unicamente de alienação e de captação de votos irresponsavelmente, ou seja, sem fim educacional e cultural como base de tudo. Os circos da Roma Antiga já não devem ser a prática do administrador responsável e humano, porque essa prática política é velha , embora ainda surta efeito nos povos com pouco discernimento político-eleitoral.

Quero um prefeito que, efetivamente, proteja os animais; que valorize as instituições que cuidam desses seres e que revitalize e dê o "status" devido à mesma.

Quero um prefeito que veja os usuários de drogas e os mendigos como doentes e necessitados que precisam da atenção do poder público, porque os verdadeiros criminosos estão acobertados pelo "SISTEMA" e se encontram ao lado do Poder Instituído. Não se pode negar que as organizações criminosas, traficantes de drogas, de armas, de órgãos e de pessoas para exploração escravista de trabalho ou sexual se encontram ao lado do PODER.  

Eu queria um prefeito da envergadura de um verdadeiro prefeito com "P" maiúsculo; um estadista; um  homem sério, competente, sensível aos apelos humanos; solidário, de verdade, com as angústias do nosso povo. Quero um prefeito honesto, incorruptível, de posições firmes e sólidas em favor da Cidade, que respeite os cidadãos, que não seja dissimulado  nem popularesco. Muito menos submisso.

ELE não pode ter posturas nazifascistas, despóticas, arrogantes e de ser capaz de " incendiar Roma" como Nero, para criar ou recriar uma Cidade que já é respeitada pelo Brasil e pelo Mundo. Não pode inventar a roda. Não pode demolir o " indemolível", ou pelo menos, o questionável, sem ouvir as pessoas.

Quero um prefeito solidário com os humildes, sem se esquecer da classe média e dos ricos. Quero um prefeito de TODOS OS CARIOCAS. Ele tem que se esforçar para gerar emprego e renda; não atacar, irresponsavelmente, os ambulantes de forma cruel; pode disciplinar, mas de forma humana, os que são do transporte alternativo, sempre lembrando que eles são chefes de família e que só ocuparam o espaço, porque os megaempresários de ônibus sempre desrespeitaram a população em termos de transporte urbano.
 Quero um prefeito que não seja um pau mandado do Governador ou do Presidente da República por interesses escusos, menos ainda dos empresários e dos chefes de quadrilhas organizadas que dominam o Rio de Janeiro como poder paralelo. Quero um Prefeito nosso; humano acima de tudo!

Eu quero um prefeito tão perfeito e perto de nós, população, que não precisasse de gastar o nosso dinheiro com propaganda na Mídia para pegar um projeto que talvez exitoso em uma única unidade ou em um único lugar, e dizer que ele representa o atendimento universal. Não queria que ELE usasse horário nobre de TV, no meio do Jornal Nacional ou da Novela das 9 horas da Rede Globo para ludibriar a população. Isso é propaganda enganosa e, por isso, configura-se como crime previsto no Código de Defesa do Consumidor.
 
Quero um PREFEITO PERFEITO! É pedir demais? Afinal, foi reeleito no primeiro turno.

  

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Vereadores fazem discursos nazifascistas no Rio de Janeiro e em Barra do Piraí.

A criminalidade, nas grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo tem aumentado em razão de diversos fatores, mas é inegável que as tensões sociais são as fontes mais nutridoras das desavenças e das ações delitivas em centros populosos e com abismos socioeconômicos flagrantes.

A ausência de fraternidade e de solidariedade entre as pessoas é fruto do isolamento e do egoismo resultantes de uma cultura de consumismo doentio. Essas condutas estão acabando com a religiosidade, com a família, com o amor ao próximo e "embruteceram" as pessoas, cujos corações batem " frios" e cujos cérebros só decodificam a luxúria, a vantagem a qualquer preço e a desumanidade. Ninguém se importa com o outro.Cada um acha que é soberano, autônomo e capaz de viver em uma utópica vida de si e consigo mesmo. Pura ilusão!

Se juntarmos as questões levantadas acima com as atitudes reprováveis de nossas autoridades públicas, chegaremos ao vislumbre de um caos total. Já estávamos acostumados às programações televisivas que exploram, com sensacionalismo, a criminalidade e com alguns apresentadores de TV que incitam, de forma irresponsável, as ações policiais em operações nas comunidades, além de fomentar uma verdadeira banalização do crime nos horários nobres de almoço e por volta das 19 horas.

Agora, vieram os vereadores a incitar outra forma de crime que é a discriminação. Um diz que os mendigos devem virar ração para peixe; outra diz que os mendigos não são cidadãos, são desocupados, moram na rua porque querem e não podem ter os mesmos direitos das pessoas comuns. Quanta asneira! Que horror!

Por vezes, são noticiados crimes cometidos por rapazes de classe alta que queimam, massacram e matam mendigos nos grandes centros urbanos. Imagine agora, com essas declarações esdrúxulas desses vereadores ? Essas falas só incitam as ocorrências de mais discriminações e mais crimes contra pessoas que já sofrem a exclusão social por razões diversas e sem culpa. São vítimas da sua pobre história de vida.

Por que, antes de falarem essas bobagens, os vereadores José Paulo ( Russo) e Leila não foram estudar um pouco sobre o que é ser mendigo? Sendo representantes do povo eleitos deveriam ter o cuidado de pesquisar a respeito do que leva uma pessoa a viver nas condições desfavoráveis como os mendigos vivem.

Como vereadora , Dona Leila, em lugar de ficar bajulando o prefeito  do Rio em troca de limpeza de praças, de poda de árvores ou de tapa-buracos, deveria aconselhá-lo a investir na Secretaria de Serviço Social e a dar apoio a essas pessoas que ela rotula como marginais para que a prefeitura realize programas de recuperação e de reinserção social. Esse é um dos seus deveres. Vá trabalhar, Dona Leila!

Esse discurso nazifascista não resolve esse grave problema social e já foi condenado por todos os que viveram na época de Hitler e de Mussolini, tanto quanto pelos que souberam das atrocidades por eles cometidas através de livros , revistas e documentários. O papel da Sociedade e, principalmente do Poder Público, é de educar as pessoas, cada vez mais, para banir com todo tipo de discriminação, principalmente, contra aqueles que são vítimas de uma política econômica cruel e de um capitalismo selvagem produtor de concentração de riqueza nas mãos de poucos, de miséria para muitos e de mendicância.   

A TRAGÉDIA DE BANGU.

Se Beltrame e Cabral tivessem um pingo de vergonha na cara, viriam a público entregar os seus cargos.A política de Segurança Pública do rio de Janeiro( inclusive as tais UPPs) é um fracasso. Eles enganaram a população apenas para amealhar votos.Criaram um Estado de Guerra inconsequente. Não há planejamento para nada.

Os tiros são dados para todos os lados nas comunidades e no asfalto, principalmente nas zonas Oeste e Norte do Rio. Agora, a TV está mostrando um aparato policial jamais visto em Bangu e adjacências. Tudo como um show pirotécnico, na tentativa de mostrar uma força e uma competência que não têm.

A Mídia faz sensacionalismo, mas a VIDA DO MENINO brutalmente ceifada não volta mais. Sua família e seus colegas vão sofrer por muito tempo com as imagens que mostram o momento do tiro, a queda do menino, o socorro e o desespero de sua avó que o acompanhava, o velório e o sepultamento.

Como permitir que bandidos de alta periculosidade sejam levados ao foro de Bangu sem nenhuma segurança.INCOMPETÊNCIA, DESCASO, LEVIANDADE OU BURRICE ? O homicídio não foi só dos bandidos que atiraram e fugiram, mas também do ESTADO que não cuidou de proteger os cidadãos inocentes que circulavam pelo foro e pelas imediações.MUITO LAMENTÁVEL E DOLOROSO TUDO ISSO.